terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Famílias da Ocupação Sá Pereira farão ato nesta quarta



Nesta quarta-feira (dia 12) o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) estará realizando ato público para exigir da prefeitura o cumprimento de acordo feito com o movimento, em maio deste ano, para atender em projeto habitacional as 100 famílias ocupantes do prédio abandonado do INSS localizado na Avenida Getúlio Vargas.

O ato será realizado em frente ao prédio, a partir das 9h da manhã, que continua abandonado e deverá sair em passeata em direção à prefeitura.

“Em Belém temos um déficit habitacional de mais de 200 mil pessoas, a prefeitura não pode simplesmente lavar as mãos diante deste problema” afirmou Fernanda Lopes, coordenadora do MLB, em reunião com as famílias no último sábado (dia 8).

O clima entre as famílias é de grande apreensão visto que o projeto habitacional prometido pela prefeitura já deveria está sendo executado.

A atitude da prefeitura no momento é de passividade já que se encontra em momento de transição para uma nova gestão. Este fato só tem aumentado a disposição das pessoas que integram o movimento que exigem uma ação imediata para aliviar a tensão das famílias que a cada mês aumentam suas dívidas por não terem como arcar com o pagamento de aluguel ou dependem de seus parentes para se abrigarem.

Entenda o caso:

A ocupaçãoSá Pereira ocorreu no prédio do INSS na madrugada do dia 6 de maio havendo o despejo forçado pela Guarda Municipal na mesma noite do dia 6.

Após ato na frente da prefeitura realizada na manhã seguinte as famílias organizadas pelo MLB conseguiram abrir canal de diálogo com o secretário de habitação do município, Osvaldo Gonzaga, que se comprometeu a incluir as famílias em projeto habitacional da prefeitura.

No mês de julho, através de ofício encaminhado ao movimento, a SEHAB através de seu secretário informava ser do pleno interesse da prefeitura atender as famílias num projeto habitacional e que a alternativa encontrada foi a de incluí-las num projeto do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, ressaltando no texto que o projeto “independe da mudança de gestão municipal”.

No dia 17 de julho integrantes da coordenação do MLB se reúnem com o secretário, o representante do Banco do Brasil e a DECOL, construtora escolhida pela SEHAB para iniciar a construção do projeto habitacional. Nessa reunião ficam estabelecido alguns prazos a serem cumpridos, entre eles a assinatura do contrato entre prefeitura, Banco do Brasil e DECOL para o dia 10 de outubro.

Em outubro, como acordado, a SEHAB surpreende o movimento ao prorrogar o prazo alegando não ter tido contato com o Banco e apenas no dia 20 de novembro a secretaria comunica a resposta do Banco que atesta a viabilidade do projeto apresentado, “porém a empresa interessada não foi habilitada junto ao Banco para sua execução no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal” inviabilizando assim o andamento do projeto.

Por conta da mudança de gestão a SEHAB tem mantido uma atitude de lavar as mãos frente ao impasse e o MLB pretende resolvê-lo com o ato desta quarta contando com as famílias, que continuam mobilizadas em reuniões semanais constantes desde a ocupação ocorrida em maio, com disposição de realizar uma nova ocupação caso não haja solução para o problema.

Abaixo o documento do Banco do Brasil destinado ao secretério Osvaldo Gonzaga dando informações sobre o projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário