sábado, 5 de maio de 2012

Cerca de 100 famílias ocupam prédio público no Centro de Belém


Na madrugada deste domingo (dia 6 de maio) cerca de 100 famílias da cidade de Belém, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam pacificamente o prédio abandonado do INSS localizado na Avenida Presidente Vargas, centro da cidade, em frente aos correios.

A ocupação Sá Pereira como foi batizada nas primeiras horas deste domingo, faz uma homenagem a Carlos de Sá Pereira, militante histórico das lutas populares, ex-preso político, fundador do SINDIPETRO/PA e membro do PCR, falecido no ano passado.

A ocupação foi a alternativa encontrada por estas famílias que são submetidas a pagar caríssimos aluguéis ou a viverem de favor na casa de parentes, por conta da falta de moradia popular disponibilizada pelo poder público.

Em todo o Pará o déficit habitacional chega ao número de mais de 400 mil famílias. Somente em Belém este déficit ultrapassa o número de 127 mil famílias.

O abandono desse espaço público em uma das vias principais do centro da cidade, que por anos tem servido de abrigo a usuários de drogas ou de abrigo noturno aos moradores de rua e até mesmo para satisfazerem suas necessidades fisiológicas, estando assim, em condições bastante insalubres, representa um grave risco à saúde pública da população que regularmente utiliza o passeio público nos arredores do prédio.

Além do mais, a existência de prédios e terrenos públicos ociosos representa uma afronta a população da cidade que vive amontoada nos bairros em casas ou barracos sem as mínimas condições de uma moradia digna.

Transformar esse e outros prédios e espaços públicos, hoje ociosos, em espaços para a moradia popular significa resgatar a autoestima de uma população que dá o seu suor para dar vida à cidade, garantindo serviços essenciais, como a saúde, a educação, a limpeza pública da cidade, a distribuição de água e energia entre outros, através do valoroso trabalho que é realizado diariamente por milhares de pessoas que ao fim do turno de trabalho não sentem o orgulho e o prazer de dormirem em seus próprios lares.

O MLB, fundado em 1999, está presente em 14 estados do país organizando famílias que vivem nas periferias dos grandes centros urbanos brasileiros para luta por seus direitos. O movimento é responsável pela organização de ocupações em várias cidades do Brasil, conquistando moradia digna para milhares de famílias pobres. O MLB luta por cidades onde o povo possa viver com dignidade e por uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem. O lema do movimento é “Pela Reforma Urbana e pelo Socialismo!”.

Enquanto morar dignamente for um privilégio,
Ocupar é um direito!
 
Movimento irá realizar Ato Político  na segunda-feira, 7 de maio
A Coordenação Estadual do MLB convoca sindicatos, entidades e movimentos sociais, amigos e simpatizantes para participar do Ato Político por Moradia e Dignidade, na próxima segunda-feira, 7 de maio, às 9 horas, na Ocupação Sá Pereira, Centro de Belém.

Saudações Populares,

MLB/PA

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, que desperte os governantes para suas responsabilidades com o patrimônio público e os espaços que permitem moradia mais digna! João Meirelles filho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns companheiros. Essa luta também é nossa.
    Viva o mlb!
    Pela reforma urbana e o socialismo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns companheiros. Essa luta também é nossa.
    Viva o mlb!
    Pela reforma urbana e o socialismo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns companheiros. Essa luta também é nossa.
    Viva o mlb!
    Pela reforma urbana e o socialismo!

    ResponderExcluir