segunda-feira, 7 de maio de 2012

Repercusão na imprensa local da ocupação Sá Pereira


Famílias ocupam prédio na Presidente Vargas (Foto: Mauro Ângelo)
(Foto: Mauro Ângelo)


Diário do Pará on line

Famílias ocupam prédio na Presidente Vargas

Domingo, 06/05/2012, 13:17:01 - Atualizado em 07/05/2012, 14:45:42

Cerca de 100 pessoas, incluindo idosos e crianças, ocuparam, na madrugada deste domingo (6), o antigo prédio do INSS, na avenida Presidente Vargas, centro de Belém. A ocupação, batizada de "Sá Pereira" e organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), aconteceu de forma pacífica.


Segundo a coordenadora do MLB, Fernanda Lopes, a ocupação foi uma maneira encontrada para resolver o problema de moradia que essas pessoas estão enfrentando. "Muitos moram de favor na casa de familiares, de amigos, outras moram em casas alugadas e estão necessitando de uma moradia. Queremos ter acesso a algum programa de moradia popular para essas pessoas", disse.

Na manhã de deste domingo, pessoas ligadas aos Direitos Humanos passaram pelo local. A Polícia Militar também esteve no local, mas, segundo o sargento Reis, da 6ª Zona de Policiamento (ZPol), não houve necessidade de permanecerem no prédio, já que não havia nenhuma tensão no local.

De acordo com a MLB, o atual uso do prédio por moradores de rua é um risco à saúde de quem passa pelo local.

"O abandono desse espaço público em uma das vias principais do centro da cidade, que por anos tem servido de abrigo a usuários de drogas ou de abrigo noturno aos moradores de rua e até mesmo para satisfazerem suas necessidades fisiológicas, estando assim, em condições bastante insalubres, representa um grave risco à saúde pública da população que regularmente utiliza o passeio público nos arredores do prédio", explica uma nota enviada pelo movimento.

Por conta disso, os ocupantes realizaram uma lavagem no prédio.

A coordenadora do Movimento afirmou que todas as pessoas estão dispostas a conversar com os órgãos competentes no intuito de resolverem o problema da moradia. (DOL)

Famílias prometem ato na Presidente Vargas

Segunda-Feira, 07/05/2012, 10:19:50 - Atualizado em 07/05/2012, 10:31:48

As famílias que ocuparam um prédio em situação de abandono, na avenida Presidente Vargas, na madrugada de ontem (6), prometem voltar ao local nesta segunda-feira (7) para realizar um protesto, cobrando das autoridades o direito de moradia, segundo informações de representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

O prédio onde chegou a funcionar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fica na esquina com a rua Ó de Almeida. No domingo (6), as cerca de 100 famílias ocuparam o local e colocaram faixas nas sacadas para chamar a atenção e reafirmar a posição das lideranças: “enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”, estampava uma das faixas.

Uma equipe de policiais militares esteve no prédio no final da manhã de ontem, mas não pôde retirá-los, já que o responsável legal pelo prédio ainda não havia se manifestado. Porém, por volta das 19h, o Comando Tático da Guarda Municipal de Belém, alegando que o prédio pertenceria à Prefeitura de Belém, iniciou a desocupação do imóvel, que foi considerada arbitrária pelas famílias.
Na manhã de hoje, uma equipe da prefeitura vedou as entradas e acessos ao interior do prédio para impedir uma nova ocupação.

As famílias e MLB alegam que o movimento  é pacifico e defendem a ocupação do lugar, que estaria completamente abandonado e sendo utilizado para consumo de drogas ou como banheiro para moradores de rua. As pessoas que pretendem ocupar o prédio habitavam bairros diferentes de Belém e sem condições para pagar aluguel procuraram o Movimento de Luta nos Bairros almejando de conseguirem moradia. (DOL, com informações do Diário do Pará)

Prefeitura recebe moradores que ocuparam prédio

Segunda-Feira, 07/05/2012, 14:41:34 - Atualizado em 07/05/2012, 14:51:23

Representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) foram recebidos no final da manhã desta segunda-feira (7), pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Belém, Oséas Silva Júnior, para dialogar sobre a ação de desocupação do prédio que pertencia ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado na avenida Presidente Vargas.

Na noite de ontem (6), cerca de 60 homens dos grupamentos especiais e da Divisão Operacional da Guarda Municipal de Belém realizarama  desocupação do imóvel. O prédio foi ocupado por 100 pessoas na madrugada do mesmo dia.

O prédio ocupado foi repassado à Prefeitura de Belém em janeiro deste ano, e atualmente está sob a tutela da Secretaria de Assuntos Jurídicos (Semaj).

No encontro com Oséas Junior, o MLB deixou claro que a intenção era chamar atenção do Governo Federal para o déficit habitacional, por isso escolheu o prédio que pertencia ao INSS, sem saber que o mesmo já havia sido repassado para o município.

De acordo com Oséas Júnior, o secretário de Habitação, Osvaldo Gonzaga, vai receber uma comitiva de moradores a partir das 15h para intermediar o diálogo com o Governo Federal.



G1 Pará


Guarda Municipal de Belém desocupa prédio invadido em avenida

Invasores cavaram um buraco para ter acesso ao prédio.
Edifícil era antiga sede do INSS e estava abandonado há cerca de 15 anos.

A Guarda Municipal de Belém (GMB) desocupou um prédio da prefeitura que foi invadido por cerca de 100 pessoas neste domingo (06) em uma avenida no centro de Belém.

O prédio abandonado fica na Av. Presidente Vargas, esquina com a Rua Ó de Almeida, no bairro do comércio. Os invasores cavaram um buraco para ter acesso ao térreo do prédio.

De lá foram retirados objetos pessoais, desde colchões a outros pertences que foram amontoados nas calçadas pelos próprios ocupantes.

O edifício era o antigo prédio do INSS e estava abandonado há mais ou menos 15 anos. Segundo o Sub-Inspetor da Guarda municipal de Belém, Adailton Tavares, atualmente o local pertence ao município de Belém. “A guarda veio negociar e retirá-los. Acabamos descobrindo que as pessoas eram de Val-de-Cães e que a maioria possuía residência, sendo assim, os invasores serão deslocados para suas moradias”, concluiu.

Os invasores chegaram a passar a noite de sábado no edifício. Segundo testemunhas a Guarda Municipal precisou usar bombas de efeito moral e gás de pimenta para fazer a desocupação. Em consequência, algumas pessoas passaram mal e uma equipe do 192 foi deslocada para atendê-las.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário